segunda-feira, 27 de julho de 2009

não há ondas...
os fins de semana assim não tem o sabor que gostamos, da nossa família toda reunida na risada, a dizer mal de uns e outros na frente de todos, e quantas vezes nos damos a falar mal de nós próprios.
não há ondas na nossa praia...
o entardecer não é igual a tantos outros entardeceres, cavalgando nas ondas ou vendo as gaivotas a razar o pico das ondas... quantas vezes não sonhámos ser uma gaivota para voar assim...
Estes dias da semana são mais dolorosos quando não há ondas...
Até há um tempo atrás esta coisa de procurar a onda, não tinha o significado que hoje tem, a malta do surf era vista, por mim e por todos aqueles que viam esta tribo de fora, como uns maluquinhos que só pensam nas ondas, praia, prancha, comer e dormir. E muito disto é verdade, a pura da verdade, quantos vão numa surf trip e durante a viagem dormem desde que entram na carrinha até que chegam à praia, quantas vezes o natinho diz que leva 9 pessoas na surf trip e viaja sózinho ao volante (também é verdade que quando não é ele a conduzir dorme que nem um urso no inverno). E as surf trips é surfar, comer (por vezes empanturram-se em bolachas e sumos de fruta em pacote sem esquecer a maravilhosa massa à bolonhesa dia sim dia sim) e partem para novas ondas de viagens a dormir, até ao próximo pico. Mas isto é visto por quem está de fora, quem está dentro desta tribo das ondas, vê mais, muito mais. vemos camaradagem vemos preocupações entre os membros do grupo, miúdas e miúdos com grande sentido de responsabilidade e que lutam no dia a dia para ter boas notas e ganharem mais que o diploma ou o passar de ano, ganham tempo livre para partirem na busca das ondas, em busca do melhor tempo de praia.
Quando estamos juntos fala-se de muita coisa e de ondas, fala-se de muitas ondas que se surfaram e de muita coisa, e além desta nossa conversa, o que mais gostamos é de estarmos todos juntos, e quando não estamos perguntamos uns pelos outros, e comentamos "há tanto tempo que não vejo esse gajo" , "essa miúda anda fugida de nós há muito". Ou quando aconteceu comigo e a body o ano passado, depois de umas férias chegámos à casa da essência e o natinho disse "já tinha saudades vossas". É muito bom ouvir isto e cada vez tem mais sentido a frase que eu tantas vezes digo "o surf não é tudo na vida". Não não é tudo, os amigos e a família é que são tudo na vida. Eu e a body desde que entrámos na essência ganhámos amigos, amigos que não tínhamos, amigos que nos fazem rir amigos, com quem gostamos de estar e sentimos falta quando não há ondas... e família essência digo-vos uma coisa tem havido poucas ondas nos últimos tempos e algumas vezes, por muito que remamos como se a onda que queremos apanhar seja a última onda, ela passa por nós e ficamos sem onda, mas olho para o lado e depois de passar a onda lá está a nossa família, uns vão outros ficam outros voltam, mas no fundo os de quem nós gostamos vão apanhando a mesma onda...

hoje não coloco fotos e faço um convite aos meus amigos, palhaços, companheiros de ondas a visitar a minha galeria de fotos (brincadeiras que faço e vou expondo para todos), espero que gostem...

a galeria do paralelo está em http://www.canalfoto.org/galeria/fotos_user/u_id/3638/

como leitura venho propor um dos livros, que ainda não li, mas que muita gente tem falado como um dos livros mais bonitos e de uma escrita espantosa sobre a amizade, o autor é Sandor Márai e o titulo "as velas ardem até ao fim".

as férias estão a chegar e este ano para a nossa família vai ser muito bom, com as ondas das Maldivas.

Como diz o natinho ainda há lugares para a partida a 25 de Setembro, juntem uns cobres e venham connosco. o X-men, mais conhecido pelo Wolverino brazuca também vai, foi o ultimo a entrar.

até à próxima onda...

4 comentários:

Anônimo disse...

grande Rui, gosto da maneira como escreves...simples e dizes tudo!
por vezes nao podemos estar na familia essencia, porque temos que dar atenção a outra familia, pais, irmaos, sobrinhos...etc que nao percebem o motivo que nos leva a levantar muitas vezes de madrugada para ir apanhar (tentar) umas ondas!
mas no proximo fds estou la para vos pedir desculpa por vos estar a aturar...ehehe
aquele abraço
Pedro S

Surfinha disse...

Mais uma maravilhosa postagem do Hortinha Paralelo que nos faz sentir que a nossa familia 'e mesmo algo maravilhoso e tenho muita sorte em pertencer!!
Mesmo aqui na Dinamarca a tentar apanhar umas ondas ...quando olho para traz nao vos vejo...mas na minha cabeca vejo o vosso sorriso a dizer: Nao faz mal! Tenta outra vez!!
Obrigada por fazer sobresair sempre o melhor dos nossos dias!
No proximo fim-de-semana ja estou de volta! Temos encontro na praia?
Beijos gigantes *

Belchas Matatodos disse...

As Maldivas estão aí à porta não? Felizes dos que têm família que atura estas maluquices do surf e que participam dela. As minhas surfadas dest Verão....serão lá mais para o Outono. A não ser que em Santorini, Creta, Rhodes ou Mykonos venha a descobrir 30 cm de onda e algum sítio onde alugar/comprar uma prancha.
Nada que preocupe a Surfinha! Na Dinamarca é sempre a abrir...com dinamarqueses.
Tinha a "Filha do capitão" há dois anos em casa para ler. Papei-o todo na Jamaica, bem acomoanhado por umas ganzas. Lê-se bem

Anônimo disse...

Olha sabes o que te digo???
Vamos de férias para as Maldivas!!!
hehehehe
E quando chegarmos o FCP ja está a frente do campeonato :-)

Aquele abraço