sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

mundo do surf




amigos...









entra em acção este fim de semana o nosso melhor surfista português, na Austrália, Tiago Pires (Saca), campeão mundial júnior e com um comentário do grande Kelly Slater, sobre uma onda que o saca fez na Nazaré, de grande qualidade e que nem o próprio Kelly Slater apanhava (palavras dele). Vamos torcer para que tudo corra bem para o Tiago Pires e mostre ao mundo que em Portugal este desporto é muito bem praticado e cada vez com mais adeptos.






para mim é com tristeza uma noticia, que li na revista Sábado, de espancamento de um bodyborder, praia do Guincho, por, imagine-se, ter roubado uma onda???






como é que se pode roubar uma onda?? Lembra-me um dia na rainha uma conversa sobre as prioridades dos mais velhos, de quem se apresenta pela direita, quem entra primeiro, etc. etc... na altura pensei "isto não é o meu filme estou aqui para divertir e gozar o mar e a familia (surfinha gostei desta ideia - 5 estrelas para ti) e depois de ter lido a noticia continuo a não entender a rivalidade de apanhar as ondas com prioridade. É evidente que o bom senso tem de imperar e os surfistas com menos experiência não devem disputar os melhores spots mas os com mais experiência também não devem ficar zangados se algum iniciado se cruza... Há quinze dias, naquele sábado de mar de gala apanhei uma onda e quando reparei tinha cortado umaonda a um pro, pedi desculpa e em tom de brincadeira disse "ainda estou no inicio e só olho para baixo não vi que estavas na mesma onda, desculpa", o surfista respondeu "não há problema vem mais ondas aí", pois é pessoal não existe pessoal deste nas outras praias só na praia da casa do por do sol, na nossa familia...






esta semana escapei-me do trabalho e fui surfar com o natinho e a surfinha, não estava nada bom as ondas fechavam, e o tempo que estive não foram mais de 15 minutos, mas para quem trabalha 5 dias por semana num gabinete, este tempo de final de dia valeu pela semana toda. Continuo a dizer não existe um final de dia igual, todos os dias são diferentes e no mais sombrio e cinzento olhar de mar que se tiver é sempre de grande calma e paz que ganhamos no nosso interior... (hoje está-me a dar para as filosofias, desculpem)






Ondas este fim de semana não estão "ao nosso nível", pessoal calma que virão melhores dias pela páscoa, aqui o paralelo deve ir dois dias para peniche nessa altura, ainda não sei... por isso este fim de semana o surf resumir-se-á às cadeiras de esplanada, café, bebida, larachas e bocas a olhar o mar e a contar sobre as ondas que se apnaharam e as que se vão apanhar






ouçam o último cd do Leny Kravitz, muito bom






a revista de Bodyborder VERT, Fevereiro/Março, está com muita qualidade e tem boa selecção das ondas da Nazaré, chamo atenção para o anúncio onde aconselha os bodys a comprar material em lojas especializadas de bodyborder, vejam...






gostava de ter mais comentários e visitas, sugestões e informação...

4 comentários:

Presidente da Essência disse...

Ora cá estamos, só para congratular o caríssimo e estimado aluno Rui Horticola, aka Paralelo, por ter criado este maravilhoso Blog, para contentamento de todos ;)
Parece que o sucesso está mais do que visível, pois as críticas ao tal de natinho vão-se somando, eheh.
Eu pessoalmente também não lhe acho muita graça, mas pronto até é um bom rapaz...
Era só mesmo para dizer que no meio de tanto trabalho, consegui arranjar um pouco de tempo para vir dar os parabéns ao Rui, por esta magnífica iniciativa.
Abraço
nATo
PS: em breve irão ter, no site da essência, um espaço onde irá constar a "entrevista do mês" e onde poderão algumas descrições das v/melhores experiências em termos de surf/bb ;)

Presidente da Essência disse...

Yeah, as aulas de avançados recomeçaram este fds e tivemos logo a adesão dos verdadeiros amantes do Surf que, antes das 8h já estavam a olhar para o mar, em frente àquele que costuma ser o spot de eleição de todos os alunos da Essência, a praia da casa do sol, no entanto dadas as condições, em ambos os dias, tivemos que ir em busca de outro spot com melhores condições, ou seja o que seria do surf sem o "tour" habitual? :S
Às 8h30 já tinhamos pico definido e às 9h já corriamos pro pico, desejosos de não ser descobertos pelo crowd de fds faminto para apanhar ondas. Um pico de esq.s e dir.s reinava à n/frente, mas já c/2 pessoas que conseguiram se antecipar à n/chegada.
Como a sua principal sede eram as esq.s, ficámos de surra a apanhar as dir.s que culmatavam num canal maravilhoso que ajudava o grupo de calões (eheh) a voltar ao pico, sem dificuldades de maior.
Os minutos foram passando e é óbvio que o crowd foi chegando, o que fez com que o grupo Essência começasse a ter que gerir melhor as suas investidas às ondas. A sorte manteve-se do n/lado, isto pq, felizmente o crowd acumulado não só acabou por dispersar-se pela praia, como o seu temperamento (educação) esteve do n/lado ;)
Todos os elementos do grupo demonstraram que a interrupção que houve nas aulas de avançados, não foi motivo para estes regredirem no seu nível de surf, tendo igualmente demonstrado que têm uma verdadeira vontade de aprender, pois a atenção a todas as indicações do líder do grupo, foram um "must" desta aula.
É claro que tudo isto teve um acompanhamento de boa disposição, ou não fosse o n/ Sô Carlos, bandido o suficiente para furtar uma onda ao líder do grupo, deixando-se atravessado na frente do professor, uma atitude "paralelo (horta)" style, ou seja, estilo: eu não vou, tu tb não!!! Ganhou assim uma nova alcunha, já que o outro é o paralelo, este é o pipedo! Uma surfada com o Horta e o Carlos juntos: paralelo&pipedo.
Mas mesmo melhor que essa só a do Quim Belchior ter feito um drop-knee de braços abertos, um drop com tentativa de colocação de joelho que resultou numa descida deitado, mas de frente para a espuma, enqnto a prancha seguia direitinha p/terra e com ele a sacudir-se todo em cima dela, parecia um besouro atarantado, eheheh. Para compensar isso, fez alta direita sempre a cortar, mas resultante de um grande dropinanso a outro surfista que já vinha na onda... Enfim, no comments.... Afinal de contas, SOMOS TODOS AMIGOS, ou não.... Ah! O Quim Belchior não reclamou muito do crowd, pois ora dropinava ora se encantava com as meninsa que lá estavam a surfar ou não estivesse lá a nossa amiga: "há coisas fantásticas, não há?".
Agora começamos a perceber pq é q ele gosta tanto do surf, ehhehe.
Se o paralelo descobre isto, começa a ir pra estes picos e a deixar a surfinha em casa a tomar conta dos putos! Um grande abraço e todos e dizer que neste fds só faltou lá o paralelo para animar o grupo ;)

Belchas Matatodos disse...

O que a malta tem que perceber é que o surf já é pouco inovador! São os cutbacks, os aéreos, os backside, etc...
É preciso inovar, criar, improvisar, criar novos estilos, novos movimentos e só tenho pena de temer não conseguir repetir a proeza! Até já tenho o nome para a manobra: "Backsurf"!!!

Se há coisas fantásticas? Então não!!!

Para quem teve ocasião de ver as imagens que levei de "surf wipeouts", sentiu-se identificado...com ondas mais pequeninas. Muito trambolhão, muita espuma, muitos braços e/ou pernas deslocadas...

Vejam "no country for old man".
não é um filmão mas tem diálogos muito bons, especialmente para "veteranos"

Surfinha disse...

Acho incrível o que nos move. O que nos faz querer saltar da cama as 6h da manhã num fim-de-semana de frio e chuva. O que nos faz gelar até não sentirmos as pontas dos dedos, bater o dente, vestir o fatinho molhado(Que delicia!!) e mesmo assim com um grande sentimento de expectativa vamos para a água gelada do mar que tanto gostamos. "Será que é hoje que vou fazer AQUELA onda?". Não sabemos mas mesmo assim entramos cheios de uma vontade que não consigo descrever.
São as ondas do mar! São elas que me fazem acreditar. Que nos fazem sonhar! É por elas que aguentamos tudo e mais alguma coisa! É a pensar nelas que que vou todos os dias 2h horas de viagem para a "obrigação" do dia-a-dia.
É a essência, que através do Natinho agora todos nós da família Essência semeamos por onde vamos!
E quando me perguntam:"Porque fazes surf? No inverno? Com este frio?" Sorriu! Só nós sabemos porquê!
Quando se junta esta fantástica família sentimos essa cumplicidade. Apesar de tudo o resto podermos ser diferentes, a força que nos move, todos a partilhamos! *